terça-feira, 25 de agosto de 2015

Projeto de Pesquisa - Veja o que você necessita

FOLHA DE ROSTO

SUMÁRIO 
1. RESUMO 
2. PROBLEMA DE PESQUISA OU INTRODUÇÃO 
3. REFERENCIAL TEÓRICO (REVISÃO DE LITERATURA; 
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA) 
4. HIPÓTESES 
5. OBJETIVOS
 5.1 Objetivo Geral 
5.2 Objetivo Específico 
6. JUSTIFICATIVA 
7. METODOLOGIA 
2. – caracterização da pesquisa 
7.2 – local da pesquisa 
7.3 - universo da pesquisa 
7.3.1. – amostra 
7.3.2. – cálculo amostral 
7.4. – procedimentos metodológicos (materiais) 
7.5. – descarte dos animais 
7.6. – tratamento dos dados 
7.7. – divulgação dos resultados 
8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 
9. ORÇAMENTO DO PROJETO 
10. REFERÊNCIAS 
11. ANEXOS 

CAPA
Ver modelo dos projetos de pesquisa e prática. 


1. RESUMO 
O resumo de um projeto expõe finalidade e metodologia. Como em um projeto de pesquisa não há conclusões e resultados a serem colocados, o resumo aborda os itens que já estão definidos no projeto, ou seja, deverá conter o resumo do projeto de pesquisa. Deve conter até 500 palavras quando se tratar de tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso - TCC, trabalho de graduação interdisciplinar - TGI, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento e outros, evitando-se o uso de parágrafos. Seguidas ao texto, logo abaixo, devem vir as palavras-chave, no máximo 5 palavras, representativas do conteúdo do trabalho. 

2. PROBLEMA 
O problema esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta o pesquisador e que pretende resolver por intermédio da pesquisa. Para ser válido, o problema deve contemplar as seguintes características: ser apresentado na forma de um enunciado interrogativo; ter relevância social e científica; poder ser objeto de investigação sistemática, controlada e crítica; relacionar entre si pelo menos duas variáveis; poder ser examinado dentro de uma dimensão viável. Para apresentar o problema, sugere-se fazer uma breve contextualização em dois ou três parágrafos de modo que apareça no final do último parágrafo a questão principal a ser examinada, em forma interrogativa. 3. 

REFERENCIAL TEÓRICO 
De suma importância, é a parte do projeto de pesquisa que apresenta a revisão das principais obras (livros, artigos de revistas especializadas, teses, dissertações) que tratam do assunto de pesquisa. A revisão bibliográfica destaca, através de citações diretas ou indiretas, as passagens escritas de outros autores com o objetivo de fazer uma reconstrução dos principais argumentos sobre o tema. Visa salientar as ideias já formuladas, compará-las com as de outros autores, mostrar as contradições, reafirmar comportamentos ou interpretações, apontar as debilidades e qualidades dos argumentos, caracterizar o modo como a pesquisa que está sendo planejada irá se diferenciar, assemelhar ou contribuir para o avanço do conhecimento. 

4. HIPÓTESES As hipóteses são respostas prováveis do problema. Elas servem para orientar a pesquisa, pois, na medida em que se avança na investigação, procura-se elementos para corroborá- las ou refutá-las. As hipóteses apresentam variáveis que são postas em relação, visando descobrir a influência que esses fatores têm entre si para solucionar o problema. 

5. OBJETIVOS 
Esclarecem o que se deseja alcançar com a pesquisa. Os objetivos são redigidos numa única frase, começando com um verbo que sugere uma ação (identificar, caracterizar, analisar, comparar, relacionar, etc...). 
5.1 Objetivo geral: está relacionado com o conteúdo intrínseco do tema. 

5.2 Objetivos específicos: 
têm caráter mais concreto. Exercem uma função intermediária e instrumental, permitindo, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar esse a situações concretas. 

6. JUSTIFICATIVA 
Consiste numa exposição sucinta das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa. A justificativa apresenta o estágio em que se encontra a teoria concernente ao tema e as contribuições que a mesma poderá oferecer. A justificativa pode indicar as dificuldades práticas de um problema da realidade, descrevendo-o sinteticamente, e, em seguida, apontar para a necessidade de solucioná-los, demonstrando, assim, a importância do tema escolhido. Uma grande característica da justificativa é o teor de persuasão. 

7. METODOLOGIA Indica o modo como se pretende proceder na investigação e na exposição da pesquisa. Sugere-se expô-la em dois momentos: primeiro, a descrição da metodologia num sentido amplo, que corresponde à exposição do método de abordagem que servirá de referencial de análise das ideias, informações ou resultados; segundo, é feita a descrição das técnicas de pesquisa que serão utilizadas para a coleta dos dados. Quando se trata de uma “pesquisa de campo”, é indispensável a descrição da população a ser investigada, a delimitação do universo, o tipo de amostragem e o tratamento estatístico. 
7.1 – caracterização da pesquisa (ou tipo de pesquisa). 
Exemplo: A pesquisa a ser realizada será quantitativa, de delineamento experimental, através de ensaio clínico randomizado. 
7.2 – local da pesquisa (duração da pesquisa/frequência da pesquisa) 
7.3 – universo da pesquisa 
7.3.1 – amostra 
7.3.2 – cálculo amostral (se baseado em artigo científico, anexar artigo). 
7.4 – procedimentos metodológicos (materiais, anestésicos, analgésicos, via de administração, doses a serem administradas, eutanásia...) 
7.5 – descarte dos animais ou material biológico (ver exemplo abaixo) 
7.6 – tratamento dos dados 
7.7 – divulgação dos resultados 

8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 
Indica a previsão do tempo necessário para passar de uma etapa da pesquisa a outra. 

9. ORÇAMENTO DO PROJETO 
Refere-se ao planejamento de gastos previstos para a execução do projeto de pesquisa. 

10. REFERÊNCIAS 
Sugere-se registrar, de acordo com as normas da ABNT, de todas as fontes que foram consultadas e efetivamente citadas no projeto pertinente ao tema selecionado. 

ANEXOS: - Descarte dos animais: o descarte dos animais (ou material biológico) será feito conforme as normas de biossegurança vigentes do Bloco 20 desta instituição. 
O material será depositado em um recipiente identificado e destinado para este fim, o qual será recolhido pela empresa Ambientus, responsável pela coleta de todo lixo contaminado da Universidade e do Hospital Santa Cruz, destinando o mesmo à incineração, conforme contrato estabelecido entre as partes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário