terça-feira, 14 de outubro de 2014

Aula sobre Projeto de Vida - Turma 8ª A

Aula sobre Projeto de Vida - Turma 8ª A


Prof. José Airton Passos


Plano de Aula - 6/10/2014

Sensibilizar os alunos sobre a importância do planejamento para o futuro.

Metodologia - Arvore dos Sonhos e Pedras no Caminho (Adaptado do processo dos ComVIDAS da Formação das Agendas Ambientais (MEC/CNIJMA).

Os alunos foram convidados a observar os ambientes da escola e analisar a situação dos jardins, das plantas e da paisagem escolar.

Posteriormente os mesmos foram orientados a cuidar dos espaços e dos jardins, realizando a poda de árvores, regando as plantas e organizando os espaços. Algumas alunas tomaram a iniciativa por falta de material para regar as plantas, de limpar a quadra onde realizam os jogos de capoeira e outras atividades esportivas da escola.

Alguns alunos não quiseram contribuir com nenhuma atividades, os mesmos foram direcionados à biblioteca e orientados a fazer sua árvores dos sonhos e as pedras no caminho em papel, respondendo perguntas específicas de um projeto de vida.

Após terminamos as atividades os alunos retornaram para a sala e foi socializado às atividades das aulas posteriores para formação do projeto de vida.

























Prof. José Airton Passos
Licenciado em Biologia
Educador Ambiental


Aula - Projeto de Vida  13/10/2014

Plano de Aula

Mostrar a dimensão do que deve ser analisado na formação do Projeto de Vida / Projeto de Futuro (Árvore dos Sonhos e Pedras no Caminho)

Ação 1 - Vídeo audiovisual  (Pais e Filhos da Banda Legião Urbana)
7 min

Escreve no Quadro -
O que você vai ser quando você crescer?
Família - Amor - Apoio - Suporte -
Projeto de Vida - Familia - Futuro


Ação 2 - Audiovisual
Eu não pedi pra nascer  - 7min

Escrever no quadro
Pedras no Caminho - Realidade Comunitária 

Ação 3 - Audiovisual - Depoimento de um viciado  7min

Escrever no quadro - Drogas - Pedras no Caminho


Socializar com os alunos que que acabaram de assistir fazendo relações com o escrito no quadro com a realidade das exibições audiovisuais.


Entrar nas Orientações nos Processos de Seleção da Vida.

Quanto mais estudo mais possibilidades de ganhos melhores.


2 a 6 anos - cresce e pré-escola  (5 anos)

7 a 11 anos - Ensino Fundamental I  (5 anos)

1 a 15 anos - Ensino Fundamental II (4 anos)

16 a 18 anos - Ensino Médio (3 anos) - Técnico Cocomitante

Ensino Técnico - Em média 2 Anos 

Ensino Superior - Média 4 anos

Pós graduação - 1 ano

Mestrado - 2 anos

Doutorado - 4 anos

Pós doutorado (PHD) - 3 anos


Total anos de estudo - que você deseja dedicar-se ?


Oportunidades na Vida que você pode ter.


Ensino Final do Ensino Fundamental
Dedicar-se da 8 ª série até o final da 9ª  série para entrar na Seleção de Notas e entrevistas nas Escolas Profissionalizantes do Estado.

Analise dos boletins notas dos três primeiros bimestres + Entrevistas


No Ensino Médio - Pronatec (Inscrições na Escola - SENAI - SENAC)
Cursos profissionalizantes e técnicos gratuítos.



ENEM - Notas para entrar nos Cursos do SISUTC (Cursos Técnicos)
Notas para seleção do SISU - Sistema de Seleção Unificada para UFC e IFCE


PROUNI - Cursos Superiores pagos pelo MEC - Necessário notas do ENEM
Concorrência entre melhores notas dos alunos.


FIES - Financiamento pela Caixa e Banco do Brasil
Estes bancos pagam sua faculdade particular com um financiamento, após 18 meses que você terminar o cursos superior cursado, você após estar formado e trabalhando irá inciar  pagamento do financiamento. Ver regras na caixa.gov.br

Caso não consiga se engajar em alguns destes programas, com  seu trabalho poderá pagar sua faculdade.

Expõe-se também no quadro  e conversa-se para tirar as dúvidas sobre as notas de corte dos cursos oferecidos pelas entidades de educação superior. SISU e PROUNI.

 Informa aos alunos que nas próximas aulas irão trabalhar a formulação do Projeto de Futuro - Vida em função que os mesmos precisavam entender seus desafios na vida para se planejar o que realmente querem no futuro.

Fim da Aula - Pode-se passar outros vídeos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário